Pages

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Wall St sobe com esperanças por dados e Fed

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores dos Estados Unidos tiveram forte alta nesta quarta-feira, depois que dados muito ruins de crescimento ofereceram pistas de uma futura expansão, uma perspectiva reforçada por comentários alentadores do Federal Reserve.

O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, subiu 2,11 por cento, para 8.185 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq avançou 2,28 por cento, para 1.711 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 2,16 por cento, para 873 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu a uma taxa anualizada de 6,1 por cento no primeiro trimestre, mas os dados mostraram que os gastos dos consumidores avançaram e uma queda nos estoques sugeriu que as indústrias e varejistas terão de repor mercadorias.

Os números provocaram fortes altas nas ações de grandes empresas industriais. Os papéis da Boeing subiram 4,4 por cento, para 40,55 dólares, e os da United Technologies avançaram 2 por cento, a 48,91 dólares.

O banco central voltou a dar um tom positivo logo após o fim de sua reunião. O Fed disse que as perspectivas para a economia melhoraram modestamente desde o último encontro em março.

"É uma boa leitura da economia, é bom para os mercados. Ela segue todos os 'sinais verdes' que nós temos visto, e a boa leitura reforça isso", disse Rick Campagna, gerente de portfólio na Provident Investment Council em Pasadena, Califórnia.

As ações do Wal-Mart estiveram entre as que mais contribuíram com o índice Dow Jones, com os papéis da maior varejista do mundo avançando 4,1 por cento, para 50,45 dólares, ao dizer que 17 por cento dos negócios mensuráveis em fevereiro vieram de novas famílias.

(Reportagem adicional de Leah Schnurr)

0 comentários: