Pages

segunda-feira, 13 de abril de 2009

China e otimismo com bancos dos EUA ditam 3a alta da Bovespa

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O otimismo com dados da economia chinesa e a expectativa positiva com resultados de bancos norte-americanos garantiu à Bovespa a terceira sessão seguida de alta, que atingiu nova máxima em 6 meses.

Sustentado sobretudo pelas ações de empresas de metais, o Ibovespa subiu 1 por cento, aos 45.991 pontos, na maior pontuação desde 2 de outubro. O volume financeiro de negócios da sessão foi de 4,25 bilhões de reais.

Ainda que tenha operado com volatilidade nas primeiras horas do pregão, a bolsa paulista teve o dia todo performance melhor do que os mercados acionários norte-americanos, devido aos ganhos das ações da Vale, que fecharam em alta de 2,4 por cento, a 30,42 reais.

O motivo, segundo analistas, foi a reação do mercado à divulgação de que a produção industrial chinesa cresceu 8,3 por cento em março, divulgada no último sábado.

"O mercado entendeu a notícia como sinal de mais demanda por commodities, como minério", disse Kelly Neander Trentin, analista da corretora SLW.

Esta percepção foi chancelada nesta segunda-feira, após o diretor financeiro da Vale, Fabio Barbosa, afirmar que já vê indícios de melhora na demanda da China por minério de ferro e metais, por causa da redução dos estoques.

O otimismo alcançou também os papéis das fabricantes de aço. Gerdau avançou 3,3 por cento, para 15,18 reais. Companhia Siderúrgica Nacional cresceu 2,5 por cento, negociada a 38,84 reais.

Em paralelo, o ingresso de recursos novos, especialmente de estrangeiros, para a compra de papéis de empresas ligadas ao mercado doméstico. Assim, construtoras voltaram a figurar na parte do cima do índice. Rossi Residencial foi o destaque do setor, subindo 5,7 por cento, a 5 reais.

Companhias endividadas em dólar seguiram se recuperando, num dia de leve queda da moeda norte-americana. Em destaque, TAM decolou 11 por cento, para 16,76 reais.

O resultado só não foi ainda melhor porque a derrocada de 4 por cento do barril do petróleo fez Petrobras recuar 0,16 por cento, a 30,79 reais.

De todo modo, no meio da tarde, com a melhora dos índices de Wall Street, em meio à expectativa de bons resultados trimestrais do Goldman Sachs, que produziram uma disparada das ações do setor financeiro, a bolsa paulista ganhou mais força. O índice Dow Jones cedeu 0,32 por cento, mas o S&P 500 avançou 0,25 por cento.

(Reportagem de Aluísio Alves)

0 comentários: