SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda nesta sexta-feira pela quarta sessão consecutiva, com o mercado dando sequência a uma mudança de estratégia e ampliando as apostas na valorização do real.
Além disso, perspectivas positivas após a reunião do G20 ainda animavam os investidores.
O dólar caiu 1,34 por cento, a 2,206 reais para venda, ainda na menor cotação de encerramento desde 6 de janeiro.
"A reunião do G20 causou euforia nos mercados, diminuindo a sensação de piora da crise, e a participação de países emergentes, como o Brasil, foi decisiva", avaliou Tarcísio Rodrigues, diretor de câmbio do Banco Paulista.
O analista acredita que a economia brasileira tem se saído melhor no atual cenário de crise financeira que a de outros países.
Para ele, a percepção de que o Brasil está com sua bases econômicas mais sólidas atrai investidores, o que permite ingresso de mais dólares no país, reduzindo as pressões sobre o mercado de câmbio.
Segundo os dados mais atualizados da BM&F, a posição comprada de investidores estrangeiros no mercado futuro de dólar (que, na prática, revela uma aposta na alta da moeda norte-americana) caiu para 7,95 bilhões de dólares.
Trata-se do menor nível desde meados de outubro do ano passado, auge da crise financeira. Na máxima de março deste ano, a posição comprada desse grupo de investidores chegou a 14,3 bilhões de dólares.
No cenário externo, as bolsas de valores dos Estados Unidos operavam sem tendência definida, à medida que dados de emprego ruins e uma contração acentuada do setor de serviços contrabalançavam bons resultados da fabricante do BlackBerry, Research in Motion.
No Brasil, a Bovespa descolava da volatilidade de Wall Street e subia mais de 1 por cento.
De acordo com os dados mais atualizados da BM&F, o volume de dólar negociado no mercado à vista girava em torno de 2 bilhões de dólares.
Frente a uma cesta com as principais moedas, o dólar mostrava-se praticamente estável, com oscilação negativa de 0,1 por cento.
(Reportagem de José de Castro)
0 comentários:
Postar um comentário