Pages

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dólar cai pela 4a sessão seguida por desmonte de posições

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda nesta sexta-feira pela quarta sessão consecutiva, com o mercado dando sequência a uma mudança de estratégia e ampliando as apostas na valorização do real.

Além disso, perspectivas positivas após a reunião do G20 ainda animavam os investidores.

O dólar caiu 1,34 por cento, a 2,206 reais para venda, ainda na menor cotação de encerramento desde 6 de janeiro.

"A reunião do G20 causou euforia nos mercados, diminuindo a sensação de piora da crise, e a participação de países emergentes, como o Brasil, foi decisiva", avaliou Tarcísio Rodrigues, diretor de câmbio do Banco Paulista.

O analista acredita que a economia brasileira tem se saído melhor no atual cenário de crise financeira que a de outros países.

Para ele, a percepção de que o Brasil está com sua bases econômicas mais sólidas atrai investidores, o que permite ingresso de mais dólares no país, reduzindo as pressões sobre o mercado de câmbio.

Segundo os dados mais atualizados da BM&F, a posição comprada de investidores estrangeiros no mercado futuro de dólar (que, na prática, revela uma aposta na alta da moeda norte-americana) caiu para 7,95 bilhões de dólares.

Trata-se do menor nível desde meados de outubro do ano passado, auge da crise financeira. Na máxima de março deste ano, a posição comprada desse grupo de investidores chegou a 14,3 bilhões de dólares.

O Banco Central vendeu nesta sexta-feira 1,254 bilhão de dólares de uma oferta total de 2 bilhões de dólares em um novo leilão de empréstimo da moeda norte-americana com compromisso de recompra, em que os recursos não precisam ser repassados pelos bancos apenas para operações de comércio exterior.

No cenário externo, as bolsas de valores dos Estados Unidos operavam sem tendência definida, à medida que dados de emprego ruins e uma contração acentuada do setor de serviços contrabalançavam bons resultados da fabricante do BlackBerry, Research in Motion.

No Brasil, a Bovespa descolava da volatilidade de Wall Street e subia mais de 1 por cento.

De acordo com os dados mais atualizados da BM&F, o volume de dólar negociado no mercado à vista girava em torno de 2 bilhões de dólares.

Frente a uma cesta com as principais moedas, o dólar mostrava-se praticamente estável, com oscilação negativa de 0,1 por cento.

(Reportagem de José de Castro)

0 comentários: