Pages

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Dólar cai a menor nível em 5 meses por apostas no real

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar encerrou a sessão desta quinta na menor cotação frente ao real desde novembro.

Analistas consideraram que a redução de posições compradas em dólar por parte de investidores estrangeiros como o fator principal da queda da moeda norte-americana, tendência reforçada pelo bom humor nas bolsas de valores internacionais.

A moeda norte-americana caiu 1,45 por cento, para 2,172 reais na venda.

O mercado de câmbio doméstico descolou de um movimento global de valorização do dólar. Em relação a uma cesta com as principais moedas mundiais, a divisa norte-americana avançava 0,55 por cento no final da tarde.

"A posição comprada dos estrangeiros diminuiu significativamente do mês passado até agora, e isso está forçando essa baixa mais acentuada do dólar", avaliou Mario Paiva, analista de câmbio da Corretora Liquidez.

Na véspera, pelo último dado disponível, essa exposição dos investidores estrangeiros somava 6,19 bilhões de dólares, ante 6,72 bilhões de dólares no dia 7.

O nível de fechamento desta sessão é o menor desde 7 de novembro, quando a moeda norte-americana fechou a 2,161 reais. Das sete sessões realizadas em abril, o dólar teve queda em seis, registrando desvalorização de 6,4 por cento no período.

Nos Estados Unidos, uma onda de otimismo animava os mercados acionários, à medida que o banco Wells Fargo divulgou um resultado trimestral preliminar surpreendentemente positivo, alimentando esperanças de que a estabilização possa estar voltando ao setor bancário.

No final da tarde, os índices em Wall Street subiam mais de 3 por cento, mesmo movimento seguido pela Bovespa.

No mercado interno de câmbio, segundo os dados mais recentes da BM&F, o volume diário de dólar negociado no segmento à vista girava em torno de 3 bilhões de dólares.

(Reportagem de José de Castro)

0 comentários: