Pages

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Com giro menor, Bovespa realiza lucro após 4 dias em alta

SÃO PAULO (Reuters) - Após quatro pregões em alta, a Bovespa aproveitou a fraqueza das bolsas de valores externas e embarcou num movimento de realização de lucros nesta segunda-feira.

O principal índice da bolsa paulista fechou em baixa de 0,5 por cento, a 44.167 pontos. O volume total de negócios foi de 3,95 bilhões de reais --abaixo da média diária da última semana, de 4,6 bilhões de reais.

No pior momento do dia, o Ibovespa chegou a recuar 2,16 por cento, também acompanhando um deslize maior de Wall Street.

"Hoje foi um dia de realização de lucros. A alta dos últimos dias foi muito forte para um mercado ainda instável", afirmou Miguel Daoud, sócio da consultoria Global Financial Advisor.

Nas últimas quatro sessões, o Ibovespa havia acumulado ganho de 9,2 por cento, beneficiada principalmente pela perspectiva de que as medidas anunciadas pelo G20 possam ajudar o mundo a se livrar de uma recessão.

Além disso, uma regra mais flexível para marcação a mercado de títulos nos Estados Unidos animou investidores, esperançosos de que os bancos podem ter perdas menores.

Nesta segunda-feira, porém, o setor voltou a ser alvo de descrença nas bolsas norte-americanas depois de comentários de um veterano analista. Mike Mayo, do Calyon Securities, alertou sobre o aumento das perdas ligadas a empréstimos até o final de 2010.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 0,52 por cento e o Standard & Poor's 500 cedeu 0,83 por cento, também se recuperando frente às mínimas do dia.

Na Bovespa, as ações que mais contribuíram para a queda do índice foram justamente as que têm maior peso em sua formação.

Vale caiu 1,75 por cento, a 28,64 reais, e Petrobras perdeu 0,36 por cento, para 30,29 reais. Os papéis da BM&F Bovespa recuaram 1 por cento, a 7,91 reais.

Na ponta contrária, as ações do Itaú Unibanco se desvencilharam das perspectivas ruins para o setor bancário dos EUA e subiram 1 por cento, valendo 28,28 reais.

(Por Daniela Machado)

0 comentários: