Pages

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Em sessão esvaziada, dólar fecha em queda de 0,75%

Por Fabio Gehrke

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda nesta sexta-feira, em sessão de poucos negócios espremida entre o Natal e o final de semana.

A moeda norte-americana caiu 0,75 por cento, a 2,370 reais. Apesar da queda nesta sessão, a divisa acumulou leve alta de 0,30 por cento na semana encurtada pelo feriado de Natal.

No mês, a valorização da moeda norte-americana está em 2,16 por cento e no ano ela é de 33,4 por cento. Em relação à mínima do ano, atingida em julho, a alta do dólar é de 51,7 por cento.

"O mercado está muito parado. O fluxo de negócios é muito baixo, mas isso já era de se esperar", disse Jorge Knaur, gerente de câmbio do Banco Prosper no Rio de Janeiro. A fraca movimentação do mercado cambial foi refletida nas cotações, que variaram dentro da estreita faixa de 0,022 real.

De acordo com dados preliminares da BM&F, o volume negociado na sessão não chegou a 1 bilhão de dólares, quando a média diária nas primeiras semanas de dezembro foi de quase 3 bilhões de dólares.

"O dólar está caindo sem muita pressão... qualquer coisa que aconteça hoje, não representa nenhum tipo de tendência do mercado", afirmou Knaur, lembrando que a maioria das empresas já não estão operando com a chegada das festas de fim de ano.

Rodrigo Nassar, gerente da mesa financeira da Hencorp Commcor, possui avaliação semelhante, ressaltando que com a falta de notícias relevantes na área econômica, o mercado cambial ficou "a mercê dos pequenos fluxos ocorridos durante o dia".

A tranquilidade da sessão também era sentida nos mercados acionários, com a Bovespa e o principais índices de Wall Street operando perto da estabilidade.

0 comentários: