Pages

sábado, 10 de janeiro de 2009

Desemprego nos EUA desanima e Bovespa recua 0,97% NA SEXTA

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Bolsa de Valores de São Paulo refletiu o pessimismo dos mercados internacionais com a revelação de novos estragos provocados pela crise sobre a economia norte-americana.

Numa sessão volátil, o Ibovespa fechou em baixa de 0,97 por cento, a 41.582 pontos. O giro financeiro do pregão voltou a ser estreito, com apenas 3,69 bilhões de reais.

Assim como na véspera, quando o índice subiu 2,87 por cento, na contramão das principais bolsas globais, nesta sexta-feira o mercado doméstico esboçou subir sozinho. Na máxima, o Ibovespa avançou 1,3 por cento.

Mas o ânimo dos investidores estrangeiros, que só nos primeiros três pregões de janeiro ampliaram suas aplicações na Bovespa em quase 1 bilhão de reais, evaporou depois da notícia de que o nível de desemprego no mercado de trabalho dos Estados Unidos atingiu em dezembro o maior patamar em 16 anos.

O cenário azedou de vez depois de novas notícias negativas do setor privado. De um lado, a rede varejista Best Buy reportou queda nas vendas de final de ano. De outro, a petroleira Chevron reduziu suas perspectivas de lucro para o quarto trimestre de 2008.

"O mercado estava otimista, tentando achar motivos para segurar uma alta. Mas não deu", disse Newton Rosa, economista-chefe da SulAmerica Investimentos.

O setor de commodities, que vinha concentrando o otimismo dos investidores, virou alvo de realização de lucros e foi o que mais pressionou o índice. Em destaque, Usiminas caiu 1,85 por cento, para 30,71 reais.

O movimento foi seguido pelos segmentos de telefonia e eletricidade. Uma das que mais perdeu foi Brasil Telecom, que teve o rating de crédito reduzido pela Fitch para "BBB-" nesta sexta-feira.

As blue chips também não resistiram a outro dia de perdas nos mercados de matérias-primas e fecharam o dia no vermelho. Petrobras cedeu 0,4 por cento, para 25,40 reais. Vale caiu 1 por cento, valendo 28,23 reais.

A estrela do pregão foi Banco do Brasil, a líder de ganhos do índice, com avanço de 3,12 por cento, a 15,88 reais, no dia em que o banco federal anunciou a compra de 50 por cento do banco Votorantim por 4,2 bilhões de reais.

0 comentários: