Pages

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Bolsas da Ásia caem apesar da posse de Obama

Por Rafael Nam

HONG KONG (Reuters) - Contínuos sinais de problemas no setor financeiro e dados econômicos preocupantes fizeram com que as principais bolsas de valores da Ásia recuassem aos patamares mais baixos em seis semanas nesta quarta-feira.

Barack Obama torno-se presidente dos Estados Unidos na terça-feira, com uma mensagem de esperança e determinação que até o momento falhou em convencer investidores agitados. Um indicador de ações globais atingiu o patamar mais baixo desde 5 de dezembro nesta quarta-feira, trazendo as ações de volta ao nível menos valorizado dos últimos cinco anos e meio.

"O foco agora está de volta na velocidade com que o governo Obama será capaz de implementar o esperado pacote de apoio econômico, e quanto tempo demorará para que os efeitos do pacote se reflitam na economia real", disse Kim Yong-kyun, analista de mercado do Daishin Securities, em Seul.

"Investidores estão olhando muito friamente a realidade e estão muito sensíveis ao que está nas notícias, sendo que a confiança continua frágil", acrescentou Kim.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caiu pela segunda sessão seguida, e fechou em desvalorização de 1,9 por cento. Mais cedo, o indicador atingiu anteriormente o nível mais baixo desde dezembro. O índice já acumula queda de 10 por cento em 2009.

O índice Nikkei, da bolsa de TÓQUIO, perdeu 2 por cento, terminando com pontuação mais baixa em sete semanas.

Entre outros importantes bolsas da região, SEUL fechou em baixa de 2,1 por cento, HONG KONG caiu 2,9 por cento e SYDNEY teve perda de 1 por cento.

A bolsa de CINGAPURA se desvalorizou em 1,1 por cento, TAIWAN avançou 0,13 por cento e XANGAI caiu 0,46 por cento.

0 comentários: