Pages

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Com salto de ações do Barclays, índices sobem forte

LONDRES (Reuters) - Os principais índices de ações da Europa avançaram nesta segunda-feira, interrompendo uma série de cinco sessões de queda. O movimento foi puxado por um salto de 73 por cento das ações do banco britânico Barclays, que impulsionou o setor financeiro.

Os mercados também subiram motivados por ações de petrolíferas que acompanharam alta dos preços do petróleo.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações européias, encerrou em alta 3,17 por cento, para 784 pontos.

Outras ações do setor financeiro também exibiram alta, com Lloyds disparando 33 por cento, ING avançando 25 por cento, Royal Bank of Scotland subindo 22 por cento, BNP Paribas tendo alta de 14 por cento e Société Générale se valorizando 10,5 por cento.

A aquisição da Wyeth pela concorrente Pfizer por 68 bilhões de dólares também estimulou a confiança dos mercados, com analistas dizendo que a operação abriu espaço para mais acordos à frente, enquanto as companhias procuram se posicionar defensivamente em um cenário de enfraquecimento da economia.

Mas analistas disseram que o setor financeiro deve continuar a enfrentar dificuldades neste semestre, apesar do avanço desta segunda-feira.

"Está havendo a recuperação da confiança das empresas, mas dada a quantidade de sinais ruins que nós vimos na semana passada --as coisas nunca tendem a piorar em uma linha contínua-- era justo antecipar uma recuperação", disse Jonathan Lawlor, diretor de pesquisa da Europa.

"A questão principal deve ser por quanto tempo nós podemos sustentar essa recuperação. E como tem se falado muito, nós permanecemos cautelosos sobre o setor bancário... não esquecendo que temos que passar pela temporada de divulgação de resultados", acrescentou.

O Barclays divulgou que não tem necessidade de levantar capital e continua apresentando lucros, apesar das baixas contábeis de 2008, que chegaram a 8 bilhões de libras (11 bilhões de dólares).

As ações de petrolíferas avançaram com os ganhos de 3 por cento dos preços do petróleo. Tullow Oil subiu 9,6 por cento, enquanto Total avançou 5,9 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 3,86 por cento, a 4.209 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 3,54 por cento, para 4.326 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 3,73 por cento, para 2.955 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em alta de 2,67 por cento, a 14.185 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou valorização de 2,48 por cento, para 8.375 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve alta de 0,94 por cento, para 6.353 pontos.

(Reportagem de Atul Prakash)

0 comentários: