Pages

domingo, 1 de março de 2009

Argentina defende maior papel do governo na economia

BUENOS AIRES (Reuters) - A presidente da Argentina, Cristina Fernandez, disse neste domingo que o Estado deveria aumentar seu papel na economia para ajudar a conter a crise financeira mundial.

"Precisamos de novos instrumentos que nos permitam intervir de forma adequada na economia para preservar empregos e gerar atividade", disse ela em discurso anual no Congresso, sem detalhar tais medidas.

Fontes do governo disseram que Cristina estaria considerando a criação de um órgão estatal para controlar as vendas de grãos e gado, um movimento que aprofundaria ainda mais a relação entre governo e fazendeiros.

Segundo uma fonte do Ministério da Produção, o novo órgão estatal tomaria conta das vendas e compras de grãos e derivados na Argentina, segundo maior produtor mundial de milho e terceiro maior de soja. O Estado interviria também no mercado de carnes.

Cristina pegou os mercados de surpresa em outubro ao nacionalizar os fundos de pensão privados.

A economia do país está estagnando devido a reduções nos investimentos e à fraca demanda por commodities em resultado da crise.

"Precisamos ter uma atitude diferente ao confrontar essa crise sem precedentes", disse ela aos parlamentares. "Teremos que fazer um grande esforço."

(Por Hugh Bronstein)

0 comentários: