Pages

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Saída do Citigroup do índice Dow Jones consolida queda do banco

Por Jonathan Stempel

NOVA YORK (Reuters) - A jornada à ruína do Citigroup chegou a este ponto: perder seu cobiçado lugar no índice industrial Dow Jones para uma antiga unidade do conglomerado financeiro.

A Dow Jones Indexes anunciou nesta segunda-feira que a seguradora de propriedades e acidentes Travelers irá substituir o Citigroup em seu principal índice de 30 blue chips dos Estados Unidos, a partir do dia 8.

As ações do Citigroup têm sido negociadas a menos de 5 dólares desde meados de janeiro, e chegaram ao seu menor nível, de 0,97 dólar, em 5 de março, após enormes perdas que levaram a uma série de auxílios federais. O contribuinte norte-americano pode acabar controlando 34 por cento do que já foi o maior banco do mundo em valor de mercado.

A mudança no índice Dow Jones marca o fim dos 12 anos em que o banco com sede em Nova York, conhecido como Citicorp à época, fez parte do indicador. Também marca a volta da Travelers ao índice, que tem como logotipo o guarda-chuva vermelho --vendido à seguradora pelo Citigroup em 2007, cinco anos após sua cisão com o Citicorp.

"Estão retirando uma ação financeira fraca, ferida", afirmou o professor Richard Sylla, da Stern School of Business, da Universidade de Nova York. "Eles provavelmente nunca imaginaram que o maior banco do mundo se tornaria um pato ferido."

O Citigroup foi criado em 1998, com a fusão do grupo Travelers com o Citicorp, criando o que foi considerado um "supermercado financeiro".

O atual presidente-executivo do Citigroup, Vikram Pandit, está se desfazendo desse modelo, vendendo empresas e títulos de dívida para ampliar a base de capital do banco.

"Tínhamos relutância de retirar o Citigroup durante o pico do frenesi financeiro", disse o editor-chefe da Dow Jones, Robert Thomson, em comunicado. "Sinceramente, esperamos que, uma vez que o banco se reformular, possamos considerar inclui-lo novamente (no índice Dow Jones)."

O Citigroup afirmou que a saída do banco do índice não irá afetar sua estratégia ou esforços para voltar a ter uma "rentabilidade sustentável". A Travelers não retornou pedidos por comentários.

Nesta segunda-feira, o Citigroup iniciou uma joint-venture de corretagem com o Morgan Stanley, transferindo sua unidade Smith Barney por uma participação acionária de 49 por cento no empreendimento combinado e mais 2,75 bilhões de dólares em dinheiro.

A retirada do Citigroup do índice Dow Jones deixa apenas dois bancos tradicionais sobrando no indicador, o Bank of America e o JPMorgan.

Incluir a Travelers "tem a intenção de restaurar a indústria financeira a uma representação completa no Dow", afirmou o editor-chefe da Dow Jones. Em setembro, a seguradora AIG saiu do Dow Jones e foi substituída pela Kraft Foods.

Outros dois componentes do Dow Jones têm grandes unidades de serviços financeiros: a American Express e a General Electric. O índice Dow Jones foi criado em 1896.

(Reportagem adicional de Dan Wilchins)

0 comentários: