Pages

terça-feira, 2 de junho de 2009

Pausa de commodities leva investidor a realizar lucro na Bovespa

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A pausa no avanço dos preços das commodities, combinada com a volatilidade em Wall Street, levou os investidores da Bovespa para a ponta vendedora de ações nesta terça-feira.

Com isso, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, recuou 0,89 por cento, para 53.999 pontos. O giro financeiro da sessão foi de 6,26 bilhões de reais.

Segundo profissionais do mercado, a fatia dos investidores que vinha preferindo realizar lucro foi engrossada nesta sessão pelos estrangeiros, depois de o Ibovespa ter acumulado 45 por cento de alta em 2009.

Em maio, até o dia 28, o ingresso líquido de recursos externos na Bovespa foi de 6,1 bilhões de reais, o maior saldo positivo da história no setor.

"Com as commodities perdendo um pouco de força, parece que muitos investidores preferiram garantir os ganhos", disse André Hannah Farath, analista da corretora Interfloat.

A referência foi o petróleo. Após um ciclo de seis sessões de alta, que o levou à maior cotação desde novembro, o petróleo fechou o dia praticamente estável. Matérias-primas como metais tiveram um dia de leve declínio.

Foi o suficiente para a reversão das blue chips domésticas. A ação preferencial da Vale cedeu 2,5 por cento, para 32,95 reais. A preferencial da Petrobras recuou 2 por cento, para 34,55 reais.

A pressão exercida pelas commodities impediu o Ibovespa de acompanhar Wall Street, onde os principais índices garantiram leve alta no final de um dia volátil. Prevaleceu o otimismo com um dado animador do setor imobiliário dos Estados Unidos e o índice Dow Jones subiu 0,22 por cento.

GAFISA

Além disso, perdas isoladas acabaram pesando sobre a bolsa brasileira. A principal foi Gafisa, que tomou um tombo de 6,7 por cento, para 16,97 reais, arrastando consigo o setor imobiliário, depois de anunciar que pretende levantar até 700 milhões de reais com uma oferta de ações.

O setor financeiro também afundou, puxado por Bradesco, que caiu 1,85 por cento, para 30,24 reais, depois que o presidente do banco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, previu crescimento menor da carteira de crédito em 2009.

Perdas mais acentuadas do índice foram evitadas pela disparada de companhias aéreas, sob liderança de Gol com avanço de 12,5 por cento, a 9,90 reais.

Segundo operadores, a melhora da recomendação da companhia aérea Continental Airlines pelo JP Morgan teve efeito cascata no setor.

0 comentários: