Pages

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Retificado para 16 número de corpos resgatados do AF 447


Por Fernando Exman

RECIFE (Reuters) - Os comandos da Marinha e Aeronáutica retificaram nesta segunda-feira para 16 o número de corpos resgatados do mar que estavam no avião da Air France que caiu no oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo na semana passada.

No domingo, as equipes de buscas informaram que o total de corpos resgatados do local da tragédia era 17.

"A Fragata Ventose, da Marinha Francesa, recolheu sete e não oito corpos como foi informado anteriormente à Coordenação das Buscas," informaram em nota a Marinha e a Aeronáutica.

As duas forças disseram ainda que os corpos recolhidos, que estão sendo transportados por um navio da Marinha brasileira, devem chegar ao arquipélago de Fernando de Noronha na terça-feira.

"Em função de limitada capacidade da fragata francesa para armazenar os corpos, decidiu-se transferir os corpos para a fragata Constituição através de embarcações miúdas", disse a jornalistas o capitão-de-fragata Giucemar Tabosa Cardoso, assessor de imprensa da Marinha, acrescentando que o navio brasileiro estava nesta manhã a 688 km de Fernando de Noronha.

Segundo o capitão, a fragata Ventose tem capacidade para armazenar 15 corpos.

No arquipélago, peritos aguardam para fazer uma triagem dos corpos. O Instituto Médico Legal do Recife e a Polícia Federal montaram uma estrutura para a catalogação dos corpos, que serão levados depois a Recife, onde será feita a identificação.

Outros corpos que teriam sido avistados pelas aeronaves nas operações de busca ainda não foram confirmados pelos navios, informaram os militares.

"(Os corpos) podem ter sido avistados por aeronaves, mas esses corpos não foram confirmados pelos navios", disse o capitão-de-fragata, acrescentando que as condições meteorológicas não atrapalham as operações de busca e resgate neste momento, mas "existem áreas de instabilidade próximas ao arquipélago de Fernando de Noronha."

A FAB e a Marinha afirmaram ainda que a partir de agora só vão confirmar o número de corpos resgatados quando estes forem reunidos nos navios brasileiros, para que não haja mais erros de informações.

"Esse problema de contagem de modo algum prejudica a cooperação entre as marinhas", assegurou Tabosa.

A operação de buscas conta com 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira (FAB) e duas da França. O navio-patrulha Guaíba está substituindo o Grajaú, que retorna para Natal. Por mar, a operação conta com cinco navios da Marinha brasileira e uma fragata da Marinha da França.

Na quinta-feira chegará ao local um submarino nuclear da França equipado com sonares para ajudar nas buscas pelas caixas-pretas do avião, de acordo com a Marinha brasileira.

Em seu programa semanal de rádio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os trabalhos das equipes de busca prosseguirão.

"O governo vai continuar fazendo o esforço, através da Marinha, através da Aeronáutica, para que a gente possa encontrar, se possível, todos os corpos, porque nós sabemos o que significa para uma família receber o seu ente querido desaparecido," disse Lula no programa "Café com o Presidente" desta segunda-feira.

"Vamos fazer todo o esforço que estiver ao nosso alcance, com a Aeronáutica, com a Marinha para encontrarmos tudo que foi possível encontrar. E, principalmente, os corpos, porque nesse momento de dor não vai resolver o problema, mas já é um conforto imenso para a família saber que está enterrando o seu ente querido", acrescentou.

(Reportagem adicional de Bruno Domingos em Fernando de Noronha; Edição de Maria Pia Palermo e Pedro Fonseca)

0 comentários: