Pages

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Índice fecha em alta por bancos e commodities

LONDRES (Reuters) - As bolsas de valores da Europa terminaram em alta nesta quarta-feira, com os bancos liderando os ganhos.

As ações do setor de energia foram impulsionadas pelo avanço do petróleo, enquanto as mineradoras registraram valorização após a produtora de cobre Antofagasta ter dito que planos de expansão estão em andamento.

O índice FTSEurofirst 300, referência das principais praças da região, subiu 1,1 por cento, para 879 pontos, após variar entre 889 e 870 pontos durante a sessão.

"Foi um bom dia, mas eu não estou totalmente certo se há qualquer justificativa inteiramente real por trás disso. Não há notícias que realmente causaram qualquer mudança --nós sabemos que os bancos norte-americanos têm tentado pagar os recursos do governo", disse Peter Dixon, economista do Commerzbank.

"Eu acho que o mercado está subindo à frente de uma recuperação. Eu não tenho certeza se isso é sustentável", afirmou ele.

O segmento bancário foi o que mais impulsionou o índice. HSBC, Banco Santander, UBS, Credit Suisse e BNP Paribas ganharam entre 1 e 4,8 por cento.

Na terça-feira, o Tesouro dos EUA informou que 10 dos principais bancos norte-americanos estão autorizados a reembolsar 68 bilhões de dólares em recursos obtidos por meio do Troubled Asset Relief Program (Tarp).

As ações do setor de energia se subiram após o preço do petróleo atingir a marca de 71 dólares o barril pela primeira vez em 7 meses. BP, Royal Dutch Shell, Premier Oil e Total avançaram de 0,4 a 3,2 por cento.

Mineradoras também operaram em território positivo. A mineradora de cobre chilena Antofagasta subiu 4,5 por cento depois do grupo ter afirmado que está mantendo planos de expansão, com meta de aumento de produção de 60 por cento até 2011.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,73 por cento, a 4.436 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 1,07 por cento, para 5.051 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 0,56 por cento, para 3.315 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em alta de 1,14 por cento, a 20.299 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou valorização de 1,37 por cento, para 9.627 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 perdeu 0,38 por cento, para 7.114 pontos.

(Reportagem de Joanne Frearson)

0 comentários: