Pages

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Temor com bancos e montadoras nos EUA dita forte baixa na Bovespa

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - Temores de que a crise global vai produzir novas baixas em grandes corporações globais produziram uma onda de vendas nos mercados acionários do mundo todo, levando a Bolsa de Valores de São Paulo para perto dos piores níveis do ano.

Com uma derrocada de 4,54 por cento, o Ibovespa fechou o dia em 34.094 pontos, a menor pontuação em três semanas.

O giro financeiro do pregão foi novamente estreito, de apenas 3,2 bilhões de reais.

O setor financeiro, mais uma vez, avivou o pessimismo dos investidores. Primeiro, foram as mudanças nos planos do banco britânico Barclays de levantar capital, que provocaram repúdio de seus acionistas.

Não por acaso, as ações de bancos foram algumas que mais sofreram também por aqui. Itaú caiu 7,6 por cento, a 23,80 reais. Unibanco, seu parceiro na fusão anunciada no início do mês, tombou 7,7 por cento, avaliado em 13,15 reais.

Simultaneamente, as primeiras análises sobre o plano do Citigroup, de cortar 15 por cento da força de trabalho, dentro de um plano agressivo de redução de custos, eram céticas quanto aos efeitos desejados pela companhia. Resultado: o setor financeiro teve outro dia de perdas pesadas.

Não bastassem o setor financeiro, o automobilístico acrescentou pressão adicional, à medida que cresciam os temores de que o governo dos Estados Unidos pode se recusar a socorrer grandes montadoras, como General Motors, Ford e Chrysler, o que fatalmente as levaria à bancarrota.

"Isso geraria uma nova onda na crise", disse Vladimir Caramaschi, estrategista-chefe do banco Credit Agricole.

Papéis de outras grandes empresas ligadas a commodities também não resistiram ao mau desempenho global das matérias-primas e foram abatidas.

Companhia Siderúrgica Nacional desabou 6,8 por cento, para 21,99 reais. Petrobras perdeu 5,87 por cento, cotada a 19,25 reais. Vale encolheu 4,77 por cento, com negócios a 23,14 reais.

Ao fechar uma hora antes de Wall Street, a praça paulista não refletiu uma das muitas reviravoltas do dia dos principais índices das bolsas de Nova York. O Dow Jones fechou em alta de 1,8 por cento, depois de ter chegado a cair quase 2 por cento.

0 comentários: