Pages

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Hillary aceita cargo de secretária de Estado de Obama, diz NYT

WASHINGTON (Reuters) - A senadora democrata pelo Estado de Nova York Hillary Clinton aceitou a oferta do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, para ocupar o cargo de secretária de Estado, informou o jornal New York Times nesta sexta-feira.

O jornal citou duas pessoas próximas a Hillary que disseram que ela tomou a decisão depois de conversas com Obama sobre a natureza de seu papel na política externa e diplomacia dos Estados Unidos.

"Ela está pronta", disse uma das fontes ligadas à senadora ao jornal, que postou as informações em seu site na Internet.

Clinton apareceu como uma candidata ao cargo de secretária de Estado no final da semana passada, surpreendendo o país que havia visto sua disputada candidatura à nomeação democrata à Presidência. Obama conseguiu a nomeação em junho e depois bateu o republicano John McCain nas eleições do dia 4 de novembro.

Segundo fontes do Partido Democrata, Hillary deveria ser nomeada em breve, e o anúncio oficial deve ser feito depois do feriado de Ação de Graças, no dia 27 de novembro.

A rede de televisão NBC informou outras duas importantes escolhas de Obama: o presidente do Federal Reserve de Nova York Timothy Geithner para o cargo de secretário do Tesouro, e o governador do Novo México, Bill Richardson, para o posto de secretário do Comércio. Segundo a NBC, os anúncios oficiais sobre as escolhas são esperados para a segunda-feira.

Hillary, mulher do ex-presidente Bill Clinton, possui um perfil mundialmente conhecido como líder política.

Analistas dizem que sua escolha como secretária de Estado poderia significar uma abordagem mais firme dos Estados Unidos, notando que ela estava mais relutante que Obama em se comprometer a fixar um cronograma para a retirada das tropas norte-americanas do Iraque.

0 comentários: