Pages

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

BB acerta compra da Nossa Caixa por R$5,386 bi

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco do Brasil anunciou nesta quinta-feira que fechou acordo para a compra do banco estadual paulista Nossa Caixa por 5,386 bilhões de reais.

O valor da operação por ação é de 70,63 reais e o pagamento será feito em dinheiro em 18 parcelas mensais corrigidas pela Selic a partir de março do ano que vem. A transação, segundo a Nossa Caixa, está sujeita à aprovação pela Assembléia Legislativa paulista até 10 de março de 2009, prazo este que pode ser prorrogado.

O governo de São Paulo vai alienar 76.262.912 ações ordinárias da instituição, equivalentes a cerca de 71,2 por cento do capital para o Banco do Brasil.

Pelo acordo, a Nossa Caixa será incorporada ao Banco do Brasil, que continuará prestando os serviços do banco estadual em todas as regiões onde está presente, mantendo políticas de fomento da instituição e assumindo operação de programas sociais paulistas administrados pelo banco.

O anúncio acontece pouco mais de duas semanas depois de o BB ter perdido a liderança no ranking dos maiores bancos do país, após o Itaú ter anunciado a fusão com o Unibanco.

Com a incorporação do banco estatal paulista, o BB mantém a segunda posição na tabela, com cerca de 470 bilhões de reais em ativos, atrás do Itaú Unibanco, com cerca de 515,8 bilhões de reais. Os ativos do Bradesco, o terceiro, eram de 422,7 bilhões de reais no final de setembro. Os números são os mais recentes informados por cada instituição à Bolsa de Valores de São Paulo.

Para analistas, o processo de consolidação do sistema bancário no Brasil ainda terá novos capítulos. "A consolidação não acaba aqui", diz João Augusto Frota Salles, analista sênior da consultoria RiskBank.

(Reportagem adicional de Aluísio Alves)

0 comentários: