Pages

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Planos anticrise impulsionam alta na Bovespa, que sobe mais de 10%

Ajuda ao mercado na Europa e no Brasil animou investidores.
Dia foi de forte alta na Ásia e de recordes positivos na Europa.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) segue a reação positiva dos mercados internacionais e faz um pregão de recuperação nesta segunda-feira (13). Depois da pior semana que os mercados já viveram desde o início da crise financeira atual, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subia 10,10%, aos 39.205 pontos, às 15h25.

Os investidores reagem bem a uma série de medidas anunciadas em vários países para tentar conter a sangria dos mercados financeiros. A alta vem depois de sete pregões seguidos de perdas - na sexta-feira, o índice Ibovespa havia caído 3,97%, acumulando queda de 44% no ano.


Ajuda européia

No domingo, países da zona do euro se comprometeram a ajudar bancos, o que já se reverteu em medidas anunciadas no mesmo dia por Portugal, Noruega e Emirados Árabes.

Já nesta segunda foi a vez de mais três países ajudarem suas instituições afetadas pela crise: a Grã-Bretanha divulgou a injeção de US$ 63 bilhões em três instituições; na França, foram 360 bilhões de euros; na Alemanha, o plano terá US$ 655 bilhões. O governo da Espanha também anunciou que destinará 100 bilhões de euros em um plano de ajuda para os bancos.


BCs atuantes

Ação coordenada dos BCs também promete injetar bilhões de dólares no mercado, por meio de um programa de liberação de todos os depósitos compulsórios sobre depósitos a prazo, cuja alíquota é de 15%, sobre depósitos interfinanceiros (leasing) e sobre a alíquota adicional de 5% de depósitos à vista e a prazo.


0 comentários: