Pages

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Falta de financiamento para países emergentes preocupa G7 e FMI

Por Anna Willard

ROMA (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Grupo dos Sete países mais industrializados do mundo (G7) estão preocupados com a crescente falta de crédito para as economias emergentes, o que pode aumentar o número de países a procura de dinheiro.

Diversas autoridades revelaram suas preocupações sobre os vencimentos de dívidas de curto prazo este ano, durante o encontro dos ministros de finanças e diretores de bancos centrais do G7 no sábado.

"Teremos o vencimento de um grande número de dívidas de curto prazo em 2009 e não está claro se haverá rolagem", afirmou Dominique Strauss-Khan, diretor-gerente do FMI, após o encontro.

"Poucos recursos provenientes de superávits em conta corrente; crescente necessidade de renovação de crédito de curto prazo; o vácuo de financiamento para os países emergentes vai ficar bem grande em 2009."

A dramática desaceleração da economia mundial e a queda dos preços das commodities atingiu as exportações dos países emergentes e o fluxo de investimentos secou devido à crise financeira internacional.

Christian Noyer, membro da diretoria do Banco Central Europeu (BCE), e que também presidente o Banco da França, disse que diversas autoridades expressaram suas preocupações durante o encontro.

"Realmente está faltando financiamento mesmo para países (emergentes) muito bem administrados", disse Noyer.

"Um fator extra é a desaceleração do comércio global", acrescentou.

0 comentários: