Pages

domingo, 21 de setembro de 2008

Lula deve reabrir uso do FGTS para comprar ações da Petrobras, diz jornal

Idéia seria recapitalizar a estatal para investir no pré-sal.
Governo vem estudando um novo modelo de exploração.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve voltar a permitir que os trabalhadores apliquem os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra de ações da Petrobras, segundo reportagem publicada neste sábado (21) pelo jornal "Folha de S. Paulo". A idéia seria recapitalizar a estatal para investimentos na extração de petróleo e gás da camada pré-sal.

Uma única vez, em 2000, o governo permitiu que os trabalhadores comprassem ações da empresa com o dinheiro do fundo. Desde então, a operação não foi mais possível. Quem aplicou os recursos teve rendimento superior ao pago pelo FGTS.

Ainda segundo o jornal, o governo deve criar uma estatal 'enxuta' para administrar as reservas do pré-sal que ainda não foram leiloadas. Na semana passada, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que os contratos já firmados em alguns locais do pré-sal serão mantidos.

O governo vem estudando um novo modelo para exploração das reservas do pré-sal, localizadas em uma área de 800 quilômetros de extensão, que vai do Espírito Santo a Santa Catarina.

0 comentários: