Pages

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Petrobras, Vale e Itaú devem responder por um terço do Ibovespa

Bolsa paulista divulga prévia da composição do índice em setembro.
Ibovespa terá a entrada da ação da MMX Mineração.

A Bovespa divulgou nesta segunda-feira (3) a primeira prévia do Ibovespa, índice que serve como referência para o mercado, que vai vigorar de 1º de setembro a 30 de dezembro de 2009. As três ações com maior peso, Petrobras PN, Vale PNA e Itaú Unibanco PN, representam 33% do índice.

O Ibovespa funciona como uma carteira teórica de ações, com papéis escolhidos e um peso definido para cada ação.

A cada quatro meses, o índice pode ter alterações, mas antes delas, a Bovespa anuncia prévias de como deve ficar o Ibovespa. O índice se compõe de ações que atendem quesitos definidos pela Bovespa, que incluem níveis de liquidez e de participação no volume negociado no pregão.

A Petrobras PN, Vale PNA e Itaú Unibanco PN ficaram com peso de 15,2%, 12,2% e 5,6%, respectivamente, na prévia. No período anterior, de maio a agosto de 2009, a Petrobras PNA tinha peso pouco maior, de 16,6%, assim como o Itaú PN, que tinha 5,9%.

Completando as cinco ações de maior peso no índice, a BM&FBovespa ON ficou com peso de 4,439% e a Bradesco PN, com 3,807%.

Outra novidade na prévia do Ibovespa foi a entrada da ação MMX Mineração ON. Nenhuma empresa saiu do índice. Com isso, o índice fica com 65 ações de 59 empresas, já que algumas estão representadas por mais de um papel.

O código ON indica ações ordinárias (com direito a voto em assembleia de acionistas) e o código PN, ações preferenciais (sem direito a voto, mas que têm preferência no recebimento de dividendos ou recebem dividendo maior).

0 comentários: