Pages

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ibovespa sobe 2,25% com Wall Street e testa os 56 mil pts

Por Stella Fontes

SÃO PAULO (Reuters) - Indicadoress econômicos positivos na China, vendas crescentes da Ford nos Estados Unidos e resultados melhores do que o esperado por parte de grandes bancos europeus animaram investidores e levaram o principal índice acionário do mercado brasileiro a registrar nova máxima do ano.

O Ibovespa encerrou a sessão aos 55.997 pontos, no maior patamar de fechamento desde 29 de agosto de 2008, quando o indicador encerrou a jornada aos 55.680 pontos. Na máxima da sessão, o índice chegou aos 56.200 pontos.

Em Wall Street, o Nasdaq superou os 2 mil pontos, o que não acontecia desde outubro do ano passado, o Standard & Poor ficou acima dos 1 mil pontos pela primeira vez desde novembro e o Dow Jones avançou mais de 1 por cento.

Na avaliação do assessor de investimentos da corretora Souza Barros, Luiz Roberto Monteiro, a divulgação de pesquisas que mostraram que a atividade manufatureira chinesa cresceu em julho adicionou otimismo aos mercados logo cedo.

"Esses dados impulsionaram as commodities e renovaram o otimismo em relação ao ritmo de recuperação da economia mundial", afirmou.

Contudo, o especialista alertou para o fraco giro financeiro da bolsa paulista. Nesta segunda-feira, o volume de negócios ficou em 4,43 bilhões de reais.

Dentre as principais ações do Ibovespa, as preferenciais e as ordinárias da Petrobras mostraram ganho de 3,43 e de 3,11 por cento, respectivamente, acompanhando os ganhos expressivos dos futuros de petróleo.

As ordinárias e preferenciais da Vale avançaram 2,78 por cento e 2,01 por cento.

O destaque da sessão, entre os papéis que integram a carteira teórica, ficou com as ações da Embraer, que dispararam 9,21 por cento.

O Credit Suisse elevou a recomendação e o preço-alvo para as ações da fabricante de aviões, que na noite de quinta-feira passada divulgou margens operacionais no segundo trimestre acima das expectativas de analistas.

Também se destacaram em alta os papéis da empresa de comércio eletrônico B2W, com ganho de 6,62 por cento, e as units de ALL, que subiram 6,2 por cento.

Da safra de balanços, as ações do Bradesco avançaram 2,03 por cento, diante da alta de 14,7 por cento no lucro líquido do segundo trimestre, para 2,297 bilhões de reais. Já os papéis da Gafisa lideraram as poucas quedas do Ibovespa, com recuo de 1,89 por cento. A companhia viu crescer seu resultado final, porém o número ficou abaixo do esperado.

Fora do índice, as ações da MMX ganharam 6,59 por cento. Os papéis da mineradora entraram na primeira prévia do Ibovespa que vai vigorar de setembro a dezembro.

0 comentários: