Pages

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Itaú Unibanco assume participação na Porto Seguro

SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú Unibanco fechou acordo com a Porto Seguro para assumir o equivalente a 30 por cento de um grupo mais amplo de seguros.

O negócio, assinado no domingo e anunciado nesta segunda-feira, foi concretizado dias depois de a Porto Seguro divulgar o fim das negociações, sem sucesso, de uma associação com o Bradesco.

As ações da Porto Seguro reagiam em forte alta ao acordo, com valorização de 10 por cento, a 17,60 reais, às 12h33. No mesmo horário, as ações do Itaú tinham ganho de 2,8 por cento, a 35,15 reais, enquanto o Ibovespa avançava 1,3 por cento.

O maior banco privado do país vai transferir os ativos e passivos de sua carteira de seguros residenciais e de automóveis para a Itaú Unibanco Seguros de Automóvel e Residência, que por sua vez será repassada à Porto Seguro.

Em troca, a seguradora vai emitir ações equivalentes a 30 por cento de seu novo capital social para o Itaú Unibanco.

Ao final de junho, o patrimônio dos negócios do Itaú Unibanco em seguros de carros e residências era de 950 milhões de reais, enquanto o da Porto Seguro estava em 2,1 bilhões de reais. Assim, o patrimônio líquido do grupo segurador combinado será de cerca de 3 bilhões de reais.

A junção das operações de seguro do Itaú Unibanco com a Porto Seguro vai criar um conglomerado com prêmios de 2,32 bilhões de reais em veículos e de 198 milhões de reais em residências.

Após a transferência dos ativos e passivos de seguros em veículos e residências do Itaú Unibanco, os controladores da Porto Seguro e do banco criarão uma nova empresa, a holding Porto Seguro Itaú Unibanco Participações SA (Psiupar).

Os controladores da Porto Seguro vão ficar com 57 por cento dessa holding e o banco com os 43 por cento restantes.

A Psiupar vai deter 70 por cento da Porto Seguro SA, listada no Novo Mercado da Bovespa, enquanto os outros 30 por cento ficarão em circulação no mercado.

Na sexta-feira, a Porto Seguro anunciou ter encerrado sem acordo discussões que vinha mantendo com o Bradesco.

Pelos termos da operação com o Itaú Unibanco, a instituição financeira poderá indicar dois dos sete membros do Conselho de Administração da seguradora.

"Não se espera que essa associação acarrete efeitos relevantes nos resultados deste exercício social", afirmou o Itaú Unibanco.

A Porto Seguro, maior seguradora de veículos do país, é controlada por Jayme Garfinkel, cuja família detém cerca de 57 por cento da companhia.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

0 comentários: